Depois de se jogar nos sites de compras on-line, vem a hora mais chata: a do pagamento. Infelizmente, não fazemos um carrinho lindo de desejos e recebemos tudo em casa, sem termos que desembolsar nosso tão suado dinheirinho. Para comprar nesses sites internacionais é preciso ter um cartão internacional. É amiga, aquela opção boleto bancário não vai funcionar. Alguns sites têm a opção de pagamento via paypal. Eu tenho uma conta paypal e já usei horrores. Sempre deu tudo muito certo. Mais info sobre ele aqui. Temos que lembra também que além da conversão em dólares, temos que pagar... imposto! É, pode somar o valor do IOF (6,38%) na sua conta.
Agora, quem compra nesses sites tem que se ligar em uma coisinha chamada Receita Federal. Nem pense na famosa história de que se sua encomenda custar menos de $50 ela não será taxada. A regra funciona da seguinte maneira: se você tiver um parente, um amigo ou qualquer pessoa abençoada que more no exterior e essa pessoa te mandar uma encomenda de no máximo $50, ela não vai parar na Alfândega, porque foi de pessoa física para física, entende? Mas não vale achar que está livre pra comprar qualquer produto caríssimo e depois simplesmente pedir pro amigo declarar uns $30 que pode não colar. Sim, o carinha da Alfândega pode abrir o seu pacote, pra dar uma conferida, e nessa você pode receber o tão indesejado telegrama dos correios, dizendo pra você ir retirar a sua encomenda. É assim que você fica sabendo que foi taxada!
A regra dos menos $50 não vale para as lojas on-line porque elas são jurídicas. Mas isso não significa que você vai ser taxada. Depende muito do humor do cara da Alfândega e de como ele vai encarar a sua encomenda. Eu sempre compro on-line e fui taxada uma única vez porque meu pacote era muito grande e meu envio ficou caro, saca? Eles observam melhor esse tipo de pacote… Então sempre faço pedidos pequenos, que custem até $40, porque mesmo a regra não se aplicando eu tenho sorte toda vez. Não dá pra querer aproveitar os $10 que você vai pagar de frete e comprar a vida! Tem que maneirar! Mas sabe, dependendo do produto eu acho que até vale a pena pagar o dito imposto que é 60% do valor total da compra em reais (em alguns casos é cobrado o ICMS de acordo com o estado que você recebeu a encomenda). É bom calcular antes de investir pra não ter nenhuma surpresa desagradável.
Existem vários tipos de envio:
First Class Mail - sem rastreio e sem reembolso. É o mais barato, mas se seu pacote se perder, já era. Só se a loja for bem legal e reenviar pra você. Eu sempre uso este e nunca fiquei sem uma encomenda.
Priority Mail - com rastreio. Você vê onde seus produtinhos estão. É mais seguro, porém bem mais caro do que o colega aí de cima.
Express Mail - com rastreio e com seguro. É o mais caro de todos, tem que valer muito a pena pra pedir esse tipo de envio.
Se você comprou a dois meses e ainda não chegou, não encane! Pode demorar até quatro meses!!! Tô esperando uma encomenda desde o dia 10 de fevereiro… É, o nosso país funciona super nesta parte, rsrs. É a Alfândega que demora horrores e o correio que não ajuda também, então tem que ter paciência. Marco no meu calendário o dia da compra e tento esquecer, sei que é difícil, mas tem que ser assim pra não ficar paranoica. Se demorar mais que isso, vale dar uma chorada pra loja, que não tem culpa do nosso país ser assim tão complicado e cheio de impostos!
Agora, pra você que tem medo de se aventurar nesse mundo on-line internacional, muitos blogs brasileiros trazem produtos gringos e vendem diretamente aqui no Brasil.
Os que conheço são:
http://www.anapaulabeauty.com/
http://www.necessarium.com.br/
http://fricotesedetalhes.blogspot.com/p/encomendas.html
http://www.maisquebonitascosmeticos.com.br/index.php
E tem a Sacks que vende todas as marcas que amamos, mas com os impostos que tanto odiamos!
Se tiverem alguma experiência que queiram compartilhar, é só contar nos comentários =]
Boas compras!!!