20 junho, 2011

Balanço SPFW - Verão 2012

Foram 36 desfiles e incontáveis looks nas passarelas. A SPFW 2012 terminou neste sábado (em um Carnaval desfile delicioso de Ronaldo Fraga) e, mais uma vez, a pergunta que não quer calar é: o que vai ser tendência? Tenho que dizer que essa questão é um tanto complexa, já que cada uma das grifes convidadas cria tendências próprias. É difícil encontrar muita similaridade, embora elas sigam as grandes correntes do mercado mundial. Mas preparei um resumão com os melhores momentos - e as maiores apostas - desse evento tão aguardado!

Branco - o tom segue firme e forte no nosso verão. Praticamente todas as marcas tinham, pelo menos, um look just white na passarela.


Hot pants - os shorts curtíssimos são inspirados nas calcinhas das pin ups dos anos 50. Eles já estão aparecendo há algum tempo e devem ganhar força no verão 2012. Eu acho uma gracinha, duro é ter corpo coragem pra usar no dia a dia...

Brilho - aparece em diferentes cores e nas mais variadas peças. Em tecidos bordados e paetês mil, o verão promete brilhar!

Transparências - se elas já estavam em alta no inverno, porque sairiam de cena em pleno verão? Trazendo sensualidade, as transparências tiveram destaque em muitos desfiles.

Tropicalismo - estampas que são a cara do Brasil: inspiradas em tribos indígenas e, especialmente, na nossa fauna e flora.
 
Couro - em recortes ousados e peças básicas, o couro está mais leve e tem espaço dentro das coleções de verão. Pode continuar comprando! #aloka



⠿Macacão - ele já virou queridinho das celebs e promete conquistar as mais fashionistas por aquí também. Em formas amplas, o macacão chega irresistível, como sinônimo de loosho e conforto!

Fotos: Charles Naseh/Divulgação Chic.com.br
Fotos desfile Pedro Lourenço: Márcio Madeira/Divulgação Chic.com.br

 
Acho que podemos citar também as peças com bordados e tecidos artesanais, as franjas, as penas e as plumas que, embora não tenham aparecido em tantos desfiles, foram pontos alto da SPFW. 

Agora a nova pergunta: entre tantas trendys, quais não vão ficar de fora do seu guarda-roupa? #querotodas