Um dos modelo mais pop é o Fedora. Ele tem copa cônica, com uma concavidade no centro, abas durinhas e ar boyfriend (foi inclusive popularizado por Justin Timberlake). Ele é bem fácil de usar pois combina com vários estilos, vai do alternativo ao pop, do dia a noite!

O chapéu-coco tem copa redonda e aba bem curvada dos lados. Foi popularizados nos anos 30 por Charles Chaplin com seu personagem Carlitos e usado somente por homens até o fim do século passado. Hoje, está entre os preferidos das fashionistas e party girls. Um jeito legal de usá-lo é jogá-lo para trás, bem no alto da cabeça. Como ele tem um ar masculino, fica legal com visus femininos ou descolados. Se você quiser algo girlie, escolha cores mais alegres ao invés do tradicional preto.
O clochê (sino em francês) foi imortalizado pelas melindrosas. Remete aos anos 20, quando era usado por mocinhas de cabelo
Pra terminar preciso explicar que não deixei o modelo que provavelmente mais tem aparecido por aqui fora do post. Panamá, na verdade, não é um modelo de chapéu. Esse nome é dado a todas os hats feitos com palha trançada e que recebem um fita em volta do pé da copa. Ou seja, você pode ter um Panamá-Fedora, um Panamá-Floppy, um Panamá-Coco...
E não se engane, o chapéu Panamá naceu no Equador e só ganhou esse nome porque virou febre depois que Theodore Roosevelt visitou o canal do Panamá usando um deles.
![]() |
Fotos: Reprodução |
E aí, já escolheu seu preferido? Bora comprar um modelito pra desfilar toda phyna e estilosa por aí!