10 janeiro, 2012

Summer Shield - Rosto

E começou a estação mais hot hot do ano, o verão. E com ela, toda a preocupação com a proteção solar. Pensando nisso resolvi fazer uma série de posts pra mostrar como ficar bem protegida no verão e passar a estação inteira like a diva!  

Não tenho pretensão nenhuma em substituir a consulta ao seu dermatologista, hein?! Tem que ir! São apenas dicas pra você ficar mais por dentro do assunto e assim levar todas as suas dúvidas anotadinhas para o médico esclarecer.

Não tem como falar em proteção solar e não entrar no assunto UVA e UVB. Então, começo falando um pouquinho desses fatores de proteção e também do pouco conhecido PPD que tem um grande papel quando o assunto é proteção.

Vale lembrar que é preciso se proteger até dentro de casa, claro que você não precisa passar um FPS 50 pra ver TV, mas que é importante, isso é! Mas fala aí, FPS what?





Essa sigla significa Fator de Proteção Solar, que na verdade é a proteção contra os raios UV. Pra você entender melhor, a sigla UV significa Radiação Ultravioleta.

Existem vários tipos de radiação UV, mas as mais conhecidas são a UVA e UVB.
UVA: Compõe a maior parte da radiação UV. Não muda muito entre inverno e verão. O horário de pico fica entre 10 e 16 horas. Ela penetra profundamente na pele e contribui para o fotoenvelhecimento. Cuidado com as câmaras de bronzeamento!

UVB: Sua incidência bomba no verão, que é quando o sol tá mais perto, penetra superficialmente a pele e causa as queimaduras solares. É o tipo de radiação que causa o câncer de pele.

O FPS indica a relação entre o tempo que você pode se expor à luz solar usando filtro antes de se queimar e o tempo que você pode ficar exposta à luz solar sem filtro sem se queimar. Tipo assim: alguém que se queima depois de 12 minutos no sol deve se queimar 120 minutos depois se protegida com um filtro solar de FPS 10.

Tem até uma conta pra você descobrir por quanto tempo você pode se expor ao sol com determinado FPS

Minutos até a pele ficar vermelha sem o protetor solar x
o índice de FPS
=
tempo máximo de exposição ao sol

Agora, se a proteção é contra os raios UVA, então você precisa de um filtro com PPD (Persistent Pigment Darkening).
O correto é que o PPD corresponda a pelo menos 1/3 do valor do FPS. Em alguns casos o PPD é representado por % ou po +++ na embalagem. Pena que pouca gente traz essa informação na embalagem. Mas tem muita marca e produto bom por aí, dá seo uma olhada:




O protetor deve ser usado em um volume maior do que estamos acostumados a aplicar. No rosto, por exemplo, temos que aplicar 2mg/cm² (um montinho do tamanho de uma moeda de 1 real) e a gente não deve passar o produto e sim pressionar e deixar um fina camada branca, tipo gasparzinho mesmo. E nem adianta aplicar de manhã e só, viu? Tem que aplicar a cada duas horas pra ficar sempre protegida. É aí que entra os pós e bases com proteção, dá pra levar na bolsa e dar um tapa no make durante o dia!



Em um outro post, vou dar dicas para o corpo! Prometo que fica menor, rs. É que eu tinha que explicar esse lance dos fatores e tipos de radiação... Não perca, hein!