A cada dia vejo como a frase "na vida nada se cria, tudo se copia" é bem verdadeira. Na moda vemos muito disso, não? Basta um item cair no gosto da mulherada e lá vai uma legião de marcas copiar o coitado do design famoso que virou item desejo. Vide as sandálias de Isabel Marant (olha aí na foto). Caiu na graça do povo e virou uma febre!
E aí eu pergunto, é só uma inspiração, ou é uma cópia na cara dura mesmo? Eu confesso que desejo ter alguns itens chamados de inspireds, como o sapato Valentino Rockstud, por exemplo (desejei muito, até todo mundo ter, rs). Mas sou designer e fico sempre pensando no trabalho que dá criar algo bacana. Aí vem alguém e simplesmente copia pra ganhar dinheiro em cima de sua criação?
Tudo bem que pode ser tudo de bom, porque temos a chance de termos uma inspiração de tal item que, se fosse o real, custaria uma fortuna. Mas e quando a simples inspiração vira uma cópia fiel? Por um lado o designer deve se sentir o máximo. Imagine, o mundo inteiro copiando sua obra porque ela é desejo? Mas deve dar uma raiva interior também, hahahaha.
Às vezes me apaixono por um sapato e compro. Depois, acabo descobrindo que é uma inspiração de um sapato famoso. Onde isso vai parar? Não condeno quem usa, não, viu?! Porque eu mesmo uso. Só não curto quando é copiado mesmo, muito idêntico, sabe? Mas lá no fundo eu fico pensando, se eu não deveria ter resistido e comprado algo com design original. Tô refletindo bastante sobre isso! E vocês queridas leitoras, o que acham dos itens inspireds? Tá mais pra cópia ou ainda fica na inspiração? Você gosta de usar itens assim? Conta pra Jô! Beijãooo