07 maio, 2015

Tecido de fibra natural e fibra sintética: que diferença isso faz na minha vida?

Você que sempre visita o blog já deve ter lido por aqui quando eu falo que não gosto de poliéster, que não curto pagar caro em tecido sintético e tals. Mas daí você me pergunta: mas Jô, qual a diferença de tecido de fibra natural e tecido de fibra artificial/sintética? Então hoje vou contar tudinho que aprendi estudando por aí!

Tecido de fibra natural é lã, seda, linho e algodão. Só. Mas nenhum! E são esses os mais macios, aqueles que resistem muito mais ao tempo, que não dão aquele cheiro de sovacão... hahahaha. Eles amassam bem mais, e desbotam mais também, mas  são bem lindos. Pena que são mais caros também!

Já os tecidos de fibra sintética secam à jato, quase não amassam, não desbotam com facilidade, mas não deixam a pele respirar... Iiiiih, olha o cheirinho ruim aparecendo ae! Aqui entra o poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose, acetato... Esse tipo de tecido também entorta a costura com facilidade e dão aquelas malditas bolinhas, sabe? Que deixam a roupa instantaneamente com cara de velha! Por isso não vale a pena pagar caro por roupa de fibra sintética. Tem muita marca que cobra o olho da cara por blusinha de poliéster... tá errado isso aí!

Os sintéticos esquentam, então são ótimos para o inverno. Já viu na etiqueta daquele casaco de lã escrito: lã x% e acrílico x%? Significa que além de ter tecido natural (a lã), ele também possui fibra sintética (o acrílico) o que vai deixar a peça mais quente. Já o bom do tecido natural é que ele deixa a pele da gente respirar, então para a nossa realidade calorenta, nada melhor do que roupas feitas com fibra natural, especialmente no verão.

Mas como a gente fica sabendo do que é feita aquela saia bapho que amamos no provador? Olhando a etiqueta! Que tem que obrigatoriamente trazer a composição do material e também as formas de lavagem e conservação (mas isso já é assunto pra outro post!).

Ah, e vale lembrar algo que aprendi com as meninas do Oficina de Estilo: todo tecido que estica tem fibra sintética na composição. Já o tecido que não estica pode ser só de fibra natural ou também ter fibra artificial, assim como a malha. Por isso, é bom sempre prestar atenção! Vai de cada um avaliar o que tá levando pra casa e se vale a pena ou não o tipo de tecido da peça e o preço que está se pagando por ela. Eu tenho algumas regras:
  • Peça cara, só de fibra natural, ou pelo menos a maior porcentagem da composição tem que ser de fibra natural;
  • Roupa de verão tem que ser de fibra natural, ou pelo menos de viscose que entre as sintéticas é a fibra menos calorenta (pra mim, tá);
  • Roupa sintética é bom pra viajar, porque amassa beeem menos ou nem amassa;
  • Sintético é bom pra roupa de malhar, que precisa secar rápido e também não vai durar muito... pelo menos dá pra trocar mais rápido sem muito peso na consciência de ter gastado muito.
Mas não tô dizendo que tecido de fibra sintética é ruim, tá? Acho que vai de cada pessoa observar qual o melhor tipo de tecido se adapta melhor na sua vida. Quem fica na correria ou muito sentada, por exemplo, não vai ficar confortável com uma roupa de fibra natural que só amassa, né? Então ele pode ajudar muito a facilitar a nossa vida. Por isso é importante avaliar a compra que estamos fazendo. Pense, pense muito antes de levar algo pra casa! Assim a gente aprende a consumir muito melhor e de forma inteligente, não? Gostaram das dicas! Espero que sim. Beijos