Tecido de fibra natural é lã, seda, linho e algodão. Só. Mas nenhum! E são esses os mais macios, aqueles que resistem muito mais ao tempo, que não dão aquele cheiro de sovacão... hahahaha. Eles amassam bem mais, e desbotam mais também, mas são bem lindos. Pena que são mais caros também!
Já os tecidos de fibra sintética secam à jato, quase não amassam, não desbotam com facilidade, mas não deixam a pele respirar... Iiiiih, olha o cheirinho ruim aparecendo ae! Aqui entra o poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose, acetato... Esse tipo de tecido também entorta a costura com facilidade e dão aquelas malditas bolinhas, sabe? Que deixam a roupa instantaneamente com cara de velha! Por isso não vale a pena pagar caro por roupa de fibra sintética. Tem muita marca que cobra o olho da cara por blusinha de poliéster... tá errado isso aí!
Os sintéticos esquentam, então são ótimos para o inverno. Já viu na etiqueta daquele casaco de lã escrito: lã x% e acrílico x%? Significa que além de ter tecido natural (a lã), ele também possui fibra sintética (o acrílico) o que vai deixar a peça mais quente. Já o bom do tecido natural é que ele deixa a pele da gente respirar, então para a nossa realidade calorenta, nada melhor do que roupas feitas com fibra natural, especialmente no verão.
Mas como a gente fica sabendo do que é feita aquela saia bapho que amamos no provador? Olhando a etiqueta! Que tem que obrigatoriamente trazer a composição do material e também as formas de lavagem e conservação (mas isso já é assunto pra outro post!).
Ah, e vale lembrar algo que aprendi com as meninas do Oficina de Estilo: todo tecido que estica tem fibra sintética na composição. Já o tecido que não estica pode ser só de fibra natural ou também ter fibra artificial, assim como a malha. Por isso, é bom sempre prestar atenção! Vai de cada um avaliar o que tá levando pra casa e se vale a pena ou não o tipo de tecido da peça e o preço que está se pagando por ela. Eu tenho algumas regras:
- Peça cara, só de fibra natural, ou pelo menos a maior porcentagem da composição tem que ser de fibra natural;
- Roupa de verão tem que ser de fibra natural, ou pelo menos de viscose que entre as sintéticas é a fibra menos calorenta (pra mim, tá);
- Roupa sintética é bom pra viajar, porque amassa beeem menos ou nem amassa;
- Sintético é bom pra roupa de malhar, que precisa secar rápido e também não vai durar muito... pelo menos dá pra trocar mais rápido sem muito peso na consciência de ter gastado muito.