03 junho, 2015

Sobre mudanças de hábitos e como isso me fez emagrecer

Não, isso não é um post sobre dieta. Nem um post pra falar que vou me tornar blogueira fitness. Acho que já temos muitas boas opções na blogosfera, né? Hahahaha. Esse é um post diferente, pra dividir com vocês uma mudança simples que andei fazendo na minha rotina e que está me transformando a cada dia. Muita gente tem me perguntado: nossa Jô, como você emagreceu assim? Então, resolvi dividir essa parte da minha vida com vocês. Se ajeita aí que a história é grande!

Eu sempre fiz exercícios físicos. Especialmente a natação. Eu amo nadar. Amo aquele momento em que a piscina é apenas um espelho e aquele silêncio todo é rompido pela barreira do seu corpo. Depois disso é só você e a água. Aquele barulho de turbulência acalmando seus pensamentos. Era uma rotina pra mim. Quando não dava pra nadar, eu fazia hidroginástica. Na musculação eu nunca fui muito aplicada. Não porque eu não gostasse, mas porque achava que a natação era suficiente.

 Em maio de 2014

Mas ano passado eu comecei a ter muita dermatite e minha médica disse que poderia ser da piscina. Sou extremamente alérgica e qualquer coisinha mexe com a minha pele. Então foi aí que dei um tempo da água e comecei a me dedicar somente à musculação. E eu tive sorte nessa parte, porque encontrei pessoas muito boas para me orientar. E olha que nem tô falando de personal, não! Mas na minha academia os professores que encontrei pelo caminho estavam sempre dispostos a me ajudar e isso me animou e MUITO.

  Em novembro de 2014

Em setembro de 2012, que foi o auge do meu peso hehe, atingi 68kg e vestia manequim 42. Em outubro de 2014 eu estava pesando 67kg. Tinha dado uma emagrecida de apenas 1kg. Foi quando comecei a fazer musculação 3x por semana. Meu educador me passava o treino que trabalhava tudo e ainda tinha o formato de circuito, pra eu poder perder peso. Em dezembro eu estava com 65kg, mas ainda não tinha feito nenhuma avaliação física de verdade. Eu tinha aumentado a frequência da academia para 5x por semana. Em janeiro resolvi começar a ir todo dia, de domingo à domingo. Marquei uma avaliação física pra saber como estava meu corpo e pra minha surpresa eu estava com muita gordura corporal! O ideal para o meu tipo era 21% e eu estava com quase 30% e com 65.3kg. Isso em fevereiro, imagina em outubro quando eu estava com 67kg?


Em dezembro de 2014 quando meu aeróbico era bem intenso, hehehe

Nesse meio tempo eu tinha descoberto um nódulo na minha tireoide, que é benigno e não interfere em nada na minha função hormonal. Eu tinha até marcado a cirurgia, por estética e porque se continuar a crescer vai começar a dar problema na respiração, voz, etc... ele está bem grande! Mas quando visitei uma amiga minha suuuuper natureba (oi, Gi!), ela me fez repensar a vida e buscar o porque desse nódulo ter crescido assim no meu corpo, ao invés de sair tirando a tireoide assim de uma hora pra outra... Então, em fevereiro também comecei a mudar a minha alimentação.

  Na esquerda com 68kg em 2012. Na direita, agora com 58,8kg. Olha a mesma pose, kkkk

Eu nunca fiz dieta e acho que nunca vou fazer. Não sirvo pra isso. Mas mudar certos hábitos me fez bem. Antes eu comia muito bem, mas no meio desse comer bem eu comia muita tranqueira também. Sorvete era minha perdição! Como eu amoooo. O que fiz foi avaliar as coisas e reduzir muito a quantidade. Sem neurose, que não quero ser aquelas loucas, hahahaha. Acho que a mudança mais radical foi parar de tomar leite de vaca, coisa que amava fazer. No fundo me fazia mais mal do que bem. Eu tomava um mix de farinhas e soja no meio, isso tudo batido no leite de vaca. Esse nódulo na tireoide começou a crescer justamente quando comecei a tomar esse mix alguns anos atrás. E eu me achava tão saudável por tomar isso toda manhã! Mas com essa minha amiga eu conheci os princípios da alimentação viva e assim comecei a fazer certas mudanças. Troquei o leite de vaca pelo leite vegetal que faço, eu mesma, aqui em casa. O mix de farinha eu troquei por sementes germinadas. Dá trabalho, mas quando você vê o resultado no organismo (como tudo funcionando melhor), dá gosto de fazer! Parei com o refrigerante, que eu já tomava bem pouco apenas nos finais de semana. Eu até tomo uma Coca às vezes, mas é muito raro. Os doces eu troquei pelos amargos. E assim fui fazendo minhas escolhas. Porque dá pra ser feliz comendo melhor. É só avaliar o que você está prestes a colocar dentro do seu organismo. A tireoide está em avaliação. Contei tudo isso pro meu médico e ele acha que não tem problema a gente testar a alimentação por um período e ver se dá resultado. Se o nódulo parar de crescer e ficar assim pra sempre, não vou mais tirar. Tô com fé que vai dar certo!


Em abril de 2015

Hoje eu estou pesando 58.8kg. Minha gordura corporal está em 22%. Perdi 10cm de cintura e 8cm de quadril. Passei do manequim 42 para o 36. Eu não quero emagrecer mais, agora estou no processo de ganhar massa magra, que é bem difícil, tô achando hahahaha. Mas acho que quando se tem força de vontade, fica fácil de alcançar as metas. Esse post também não é pra dizer que você tem que emagrecer, ok? Cada um é feliz do jeito que é, da forma que quiser. Eu não estava feliz, então resolvi mudar. Cada um sabe o que é melhor para si. Só sei que hoje eu me sinto mais disposta, com mais energia e com muito mais saúde. Desde que mudei a alimentação não adoeci mais e depois da musculação sinto o meu corpo muito mais fortalecido. Hoje eu pratico musculação 6x por semana e tô muito feliz com os músculos que tô ganhando. Não quero ficar fortona, kkkk, só definida mesmo.

Eu tenho que agradecer também à Gi que me fez olhar a comida como algo que pode transformar o corpo, ao Gu, meu instrutor pelo apoio e pela dedicação e a mim mesma pela força de vontade que me tira da cama todo dia e me faz ir até a academia. Desculpem pelo texto gigantesco, mas eu queria contar tudinho pra você que tem vontade de mudar também e acha que é tudo impossível. Não é não, você é mais forte do que parece. Beijos!