Em 29 de março
Minha genética é até boa, sempre comi de tudo e me achava ok. Mas eu era uma falsa magra, com a gordura corporal alta e com colesterol alterado. Comecei lá atrás (essa da foto aqui embaixo) com 30% de gordura e hoje fico variando entre 17% e 18%. Meus exames de colesterol e triglicerídeos estão ótimos, como nunca estiveram, assim como a minha glicose. Tudo na minha vida melhorou. Minha pele, meu cabelo, minha unha, meu humor, minha disposição e por aí vai.
Ai tô tímida de mostrar essa foto, mas vamo lá! São minhas avaliações. Em fevereiro de 2015 e em fevereiro de 2016. Um ano depois de começar a treinar bem. 8Kg a menos e 13% a menos de gordura corporal
O que tenho feito é manter a musculação 5 vezes por semana. Treino certinho, sem falar nenhum dia. Faço 3 dias de treino de perna e dois dias de superiores. Costas, ombro e braço. Descanso no sábado e domingo! Isso porque comecei a emagrecer mais do que queria, então meu treinador percebeu que 5 dias de treino são suficientes para atingir os meus objetivos e montou meu treinamento para 5 dias. Eu não quero ser grande, nem nada disso. Quero apenas ter o corpo definido e tudo durinho, além de mais força muscular. Tenho problema no joelho e o fortalecimento na minha musculatura é importantíssimo pra minha saúde.
Em junho, dia 1º
Sobre a alimentação, estou comendo cada vez mais saudável e na verdade estou comendo em maior quantidade, porque preciso de mais comida para manter corpo saudável, já que gasto bastante energia no treino. Mas eu não sou louca da dieta, não. Eu me dou ao luxo de tomar um sorvete e comer um brigadeiro quando eu tenho vontade. A diferença é que faço isso com muita moderação e com menos frequência que antes. Me alimentos com muitas verduras e legumes, carne branca na maioria das vezes, mas eu ainda como carne vermelha às vezes. De carboidrato como mandioca, inhame, batata normal mesmo e arroz (vario entre o integral e o branco, porque eu amo arroz branco, rsrs). Troquei o glúten por alimentos integrais mais saudáveis com aveia ou outro tipo de farinha sem glúten, porque ele me faz inchar. Mas isso é de cada pessoa e ninguém melhor que um nutricionista para indicar a melhor alimentação pra você. Mas eu como um pão às vezes, não cortei radicalmente, não. Só evito quando posso.
Estou tomando suplemento básico para ajudar no treinamento, como BCAA e Whey. Tomo também Glutamina para me ajudar na imunidade. Meu instrutor já tinha me falado sobre suplementos e as marcas dos melhores, e quem me indicou quantidades pra tomar foi minha médica, ok? Fora isso compro alimentos orgânicos de uma cesta aqui de Bauru, que vem com 7 alimentos toda terça-feira. Tirei o açúcar refinado do dia a dia e o leite também. Mas isso dá um post todinho só sobre alimentos, hehehe.
Acho que o mais importante é ter um objetivo pra não perder o foco. Não adianta treinar, emagrecer e depois abandonar tudo achando que o tempo conserva. Não. Pra manter a massa magra, o corpo durinho e tudo em forma, tem que se esforçar. Hoje em dia meus treinos estão mais pesados pra isso. Por isso acabo comendo mais. Mas o que é bom pra mim, não significa que seja bom pra você. Vá ao nutricionista e procure um educador físico para te orientar. Isso é essencial! Não tente fazer tudo sozinha, cada um tem sua função nessa vida, né? Hahahaha. E não adianta dizer que não tem dinheiro para pagar personal, porque quem não pode pagar por um, dá pra procurar uma consultoria esportiva que sai muuuuito mais em conta, ou treinar em um lugar onde o orientador seja bom e tenha afinidade com você. Faz muita diferença isso. Quanto mais eles percebem o seu empenho, mais ajuda eles oferecem. Outra coisa, leia! Eu leio muito. A internet oferece um milhão de ótimos artigos com educadores renomados que ajudam muito a entender o mecanismo dos treinos e como potencializá-los a seu favor.
Eu e o Gustavo, meu treinador, em janeiro desse ano. Ele que monta meus treinos desde que comecei a treinar, em outubro de 2014
Quero deixar claro que não estou dizendo que ninguém tem que ser magro, pelo amor, hein?! Só estou respondendo à uma dúvida que recebo constantemente: como você mantêm o que conseguiu? Cada um é feliz do jeito que quiser, o importante é ter uma boa saúde. Gordo ou magro, é isso o que importa, porque sem saúde não somos ninguém, não é mesmo? Se alguém tiver alguma dúvida, pode me perguntar que respondo nos comentários. Beijos e ótima semana!